AMAR (Love)

Verbo transitivo [Latim libeo, lubeo. O sentido é provavelmente ser preparado, livre, disposto, de inclinar-se, avançando ou seguindo em frente.]

1. No senso geral, ter prazer com; estimar com afeição, por causa de algumas qualidades que instigam sensações prazerosas ou desejo de gratificação. Nós amamos um amigo, por causa de algumas qualidades que nos dão prazer em sua companhia. Nós amamos um homem que nos fez um favor; no caso em que gratidão entra na composição de nossa afeição. Nós amamos nossos pais e nossos filhos, por causa da conexão deles conosco e por causa de muitas qualidades que nos agradam. Nós amamos repousar em uma sombra fresca no verão. Nós amamos um quarto quente no inverno. Nós amamos ouvir u advogado eloquente. Os cristãos amam sua Bíblia. Em suma, nós amamos qualquer coisa que nos dá prazer e satisfação, seja animal ou intelectual; e se nosso coração é justo, nós amamos a Deus acima de todas as coisas, como a soma de todas excelência e todos os atributos que podem comunicar felicidade a seres inteligentes. Em outras palavras, os cristãos amam a Deus com o amor pela complacência em seus atributos, o amor pela benevolência em favor dos interesses do seu reino, e o amor pela gratidão pelos favores recebidos.

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Mateus 22.37

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22.39

2. Ter benevolência ou boa vontade por. João 3.16

Substantivo

1. Uma afeição da mente instigada pela beleza e valor de qualquer tipo, o pelas qualidades de um objeto que comunicam prazer, sensual ou intelectual. O oposto de ódio. Amor entre os sexos é uma afeição composta, consistindo em estima, benevolência e desejo animal. Amor é instigado por qualidades prazerosas de qualquer tipo, bem como por bondade, benevolência, caridade e por qualidades que tornam relações sociais agradáveis. Em último caso, amor é amizade ardente, ou um forte apego que brota da boa vontade e estima, e o prazer derivado da companhia, civilidades e bondade dos outros.

Entre certos parentes naturais, amor parece ser em alguns casos instintivo. Assim é o amor de uma mão por seu filho, que se manifesta em favor de uma criança antes de qualquer qualidade particular da criança aparecer. Essa afeição ~e aparentemente tão forte em animais irracionais quanto em seres humanos.

Falamos em amor por diversões, o amor por livros, o amor pelo dinheiro, e do amor por qualquer coisa que contribua para nosso prazer e suposto benefício.

O amor a Deus é o primeiro dever do homem, e isso brota da visão justa de seus atributos ou excelências de caráter, que proporcionam a mais elevada satisfação para o coração santificado. Estima e reverência constituem os ingredientes desta afeição, e o medo de ofendê-lo é seu efeito inseparável.

2. Cortejo: principalmente na frase, fazer amor é cortejar; galantear; solicitar união em matrimônio.

3. Patriotismo: a relação que uma pessoa tem com sua nação nativa; assim como o amor pelo país.

4. Benevolência: boa vontade.

Deus é amor 1João 4.7.

5. O objeto amado.

O amante e o amor pela espécie humana.

6. Uma palavra de carinho.

Confie em mim, amor.

7. Representação pitoresca do amor.

Tal era sua forma como pintores, quando eles mostram suas melhores obras, sobre conceder amores nus. 

8. Lascívia.

Ele não é está pendurado em um lascivo amor de cama.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão revisados. Apenas observações úteis ao blog serão mantidas.