Comparar (compare)
verbo

1. Definir ou juntar as coisas de fato ou por meio de contemplação, e examinar as relações que mantêm entre si, com vista a verificar a sua concordância ou discordância. Exemplo: comparar dois pedaços de pano, duas mesas, ou moedas. Também podemos comparar razões e argumentos, como por exemplo comparar o prazer com dor. 

Na comparação de coisas móveis, é habitual trazê-los juntos, para exame. Ao comparar  ideias imóveis ou remotas, abstratas, temos que reuni-las na mente, na medida em que somos capazes, e considerá-las em conexão. Portanto, a comparação é realmente um agrupamento ou inclusão. 

2. Comparar, representando o mais semelhante, com o propósito de ilustração.

Salomão comparou as pessoas com o mar, e os oradores e conselheiros aos ventos, por que o mar estaria calmo e tranquilo, e os ventos não o perturbaram. 

3. Examinar as relações de umas coisas com as outras, com o objetivo de descobrir as suas proporções relativas, as quantidades ou qualidades; como comparar dois reinos, ou duas montanhas,  para comparar o número dez com quinze; comparar gelo com cristal, comparar um palhaço com um professor de dança, etc.